Centros de Referência de Assistência Social agora estão presentes nos 853 municípios mineiros

Share this post


A cidade de Wenceslau Braz, no Sul de Minas, é o mais recente município a contar com o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com a inauguração desta semana, Minas Gerais passa a oferecer proteção social básica a 100% dos municípios mineiros – todos contam agora com pelo menos um centro de referência. 

Os Centros de Referência de Assistência Social se caracterizam como a porta de entrada da política de assistência social. Trata-se de um equipamento preventivo, para evitar que as violações de direitos aconteçam. O Cras oferece uma série de serviços e atividades, como cadastramento no CadÚnico, Auxílio Brasil, dentre outros.

“Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços onde as famílias apresentam suas demandas e onde os vínculos são fortalecidos. Estamos muito felizes com essa inauguração, porque Minas vai ter mais condições de oferecer um atendimento socioassistencial às famílias que mais necessitam”, destaca o superintendente de Proteção Social Básica da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) da Sedese, Elder Gabrich.

O Cras também é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção básica do Sistema Ùnico de Assistência Social (Suas) nos territórios, especialmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os centros se caracterizam por estarem presentes nas áreas de maior vulnerabilidade e por atuarem na promoção e garantia de direitos da população.

Wenceslau Braz

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Regional de Poços de Caldas e da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), atuou junto ao município, desde o segundo trimestre de 2021, oferecendo o suporte e apoio necessários, de forma contínua, para possibilitar a implantação do Cras. Também foi realizada série de reuniões com a Regional para discutir a estruturação do dispositivo, as atribuições da equipe técnica e da coordenação, além da necessidade de se realizar a busca ativa da população para referenciar o novo local de oferta dos serviços.

“A Sedese deu apoio técnico ao município para a implementação do dispositivo e o aprimoramento do Suas municipal. Esse é um marco fundamental para o Suas em Minas Gerais e no Brasil. Com a inauguração, os 853 municípios mineiros passam a contar com cobertura do equipamento”, ressalta a diretora da Regional de Poços de Caldas, Gabriela Teixeira Neto.

O Cras de Wenceslau Braz, agora, já possui equipe técnica formada, com coordenadora, psicóloga e assistente social. O município realizou, no decorrer de 2021, a reorganização dos serviços da Secretaria de Assistência e iniciou o processo com ações necessárias para a instalação do equipamento.

“Estaremos cada vez mais perto da população, garantindo acesso aos seus direitos e programas de benefícios sociais. Vamos realizar um trabalho integrado que não se restringirá apenas ao espaço físico, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, acolhendo as famílias em situação de vulnerabilidade social”, enfatiza a coordenadora do Cras de Wenceslau Braz, Tais Silva.

Histórico

De acordo com o Censo Suas 2018 (Sistema Único de Assistência Social), Minas contava com 1.175 Centros de Referência, em 852 municípios. A partir de agora, Com a inauguração em Wenceslau Braz, a rede de proteção da Regional Sedese de Poços de Caldas passa a contar com 64 unidades e, o estado, com cobertura integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.