Fuad Noman toma posse como prefeito de Belo Horizonte

Share this post


Cerimônia na Câmara Municipal de BH oficializou a substituição de Alexandre Kalil, que renunciou para tentar ser governador de Minas Gerais.

Agora é oficial: Belo Horizonte tem um novo prefeito. Nesta terça-feira (29/03), Fuad Noman (PSD) tomou posse como prefeito belo-horizontino em cerimônia na Câmara Municipal de BH. Noman, vice-prefeito desde janeiro de 2021, substitui Alexandre Kalil (PSD) no posto, que renunciou para se tornar pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições gerais de 2022, em outubro.

Fuad esteve na Câmara de BH com a esposa, os dois filhos e netos. Também acompanharam à posse a maioria dos vereadores, entre eles Nely Aquino (Podemos), presidente da Casa, e outras autoridades, como parlamentares estaduais e federais e integrantes do Judiciário.
Secretários municipais também acompanharam Fuad. São eles: Cláudio Beato (Desenvolvimento Econômico), Genilson Ribeiro (Segurança e Prevenção), André Reis (Planejamento, Orçamento e Gestão), Maíra Colares (Assistência Social), Mário Werneck (Meio Ambiente) e Josué Valadão (secretário de Governo).
No discurso de boas-vindas, Nely Aquino desejou sucesso a Fuad Noman e disse que qualquer desavença com o Executivo é passado. A presidente da Câmara de BH não tem boa relação com Kalil e, após iniciar a fala, brincou: “Estou doida para ouvi-lo falar como prefeito”.

“Prefeito Fuad Noman, o senhor encontrará nesta Casa apoio, o diálogo e o respeito necessários para que possa administrar Belo Horizonte. O que esperamos do seu governo é reciprocidade às nossas intenções. Essa Casa tem prerrogativas que seguem e quer seguir votando e aprovando o que é de interesse público.”, disse Nely, em discurso de tom apaziguador. 

“No dia de hoje (terça-feira), estendemos a mão ao Poder Executivo, encerrando, principalmente, todos os desentendimentos. Desejo sucesso à nova equipe de governo, cavalheirismo ao novo prefeito Fuad Noman e, prefeito, o senhor sabe que aqui o senhor encontra diálogo, o senhor encontra compromisso com a cidade”, completou. 

No discurso de posse, Fuad destacou ações que a prefeitura teve desde 2017, quando Kalil foi eleito pela primeira vez, como o combate à pandemia da COVID-19 e obras de contenção de enchentes. O agora prefeito, secretário de Fazenda entre 2017 e 2020, aos 74 anos, também destacou que terá diálogo com a Câmara de BH.

“Primeiro, equilibramos as contas do município e priorizamos os investimentos, que gerou base sólida para enfrentarmos a crise com objetivo de minimizar seus efeitos, em relação ao maior número de pessoas possíveis. Jamais vamos esquecer das 7.500 vítimas fatais da doença na cidade, nem da dor de seus parentes e amigos. Foram mais 350 mil belo-horizontinos atingidos pela COVID. Esses números estão muito além que poderíamos imaginar do início, mas tenho certeza que nossas equipes atuaram, atuam e atuarão com extrema dedicação, e saúde, sem dúvida nenhuma, foi nosso foco. Mas não fechamos os olhos para os demais setores prioritários”, afirmou.

“A gestão comandada por Alexandre Kalil, da qual tive a honra de contribuir, fez mais que todas as anteriores no combate às enchentes na proteção das áreas de risco. Investimos mais de R$ 430 milhões nessas áreas”, completou, em parte do discurso de cerca de 14 minutos.  A posse contou com manifestação do lado de fora da Câmara de BH. Servidores da educação municipal pediam um reajuste salarial, e uma carta do grupo foi entregue ao novo prefeito de BH, segundo vereadores ligados à causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.