CBMMG atende a ocorrência no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte. Apenas em 2022, já são mais de 2.000 chamados dessa natureza.

Share this post


Neste domingo (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para atender ocorrência de incêndio em edificação comercial no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte. Segundo informações, as chamas se iniciaram a partir de um curto-circuito na rede elétrica e se propagaram para um laboratório. A equipe do CBMMG realizou o combate às chamas que atingiram a fachada e as janelas da edificação. Não houve nenhuma vítima.

De acordo com o Centro Integrado de Informações de Segurança Pública (Cinsp/CBMMG), no ano de 2021, foram atendidas cerca de 1500 ocorrências relacionadas à incêndio em edificações em Belo Horizonte. Em todo o estado, foram quase 9500 ocorrências nesse período. Esse número corresponde a um aumento de 5,8% quando comparado a 2020. Apenas nos três primeiros meses deste ano, o CBMMG já atendeu 371 ocorrências dessa natureza somente em Belo Horizonte.

A incidência desse tipo de ocorrência é frequentemente associada a descuidos durante a cocção de alimentos ou à falta de manutenção em botijões de GLP. Além disso, curtos-circuitos podem contribuir para o surgimento de um foco de incêndio. Dessa forma, é essencial que as pessoas se mantenham alertas durante o preparo de alimentos e procurem sempre verificar seus botijões de gás e suas conexões quanto à validade e correto funcionamento. Além disso, não se deve realizar adaptações inseguras em tomadas e disjuntores e sempre buscar um profissional habilitado para executar serviços na rede elétrica.

Em caso de emergência ou se for constatado um incêndio, os moradores devem sair imediatamente da edificação e buscar um local seguro, além de acionar o CBMMG via 193.

Dicas de prevenção:

• Não realizar ligações elétricas indevidas nem adaptações em tomadas;

• Buscar sempre um profissional habilitado para serviços na rede elétrica;

• Monitorar botijões de gás e suas válvulas e conexões quanto ao correto funcionamento;

• Não se distrair ou dormir durante o preparo e cocção de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.