Os que os olhos não veem…

Share this post


O livro “A República”, de Platão, conta sobre o anel de Giges. Trata-se de pastor a serviço do rei de Lídia. Ele encontra um anel e percebe que ao usar o anel ele ficava invisível. Ele era conhecido por sua moral. No entanto, percebendo-se invisível, Giges conspira com a rainha a morte do rei para tomar o poder. Fica a grande perunta: o que faríamos se estivéssemos invisíveis? O que vereadores, prefeitos e agentes públicos fazem quando estão invisíveis, longe dos olhares da população das instâncias que fiscalizam?

Certamente, nenhum de nós tem o anel de Giges. Mas, a população de Pedro Leopoldo tem poder suficiente para não deixar que nenhum agente público tenha o poder de ficar invisível, o poder de fazer coisas obscuras ou longe do olhar do povo que os elege. A recente votação que barrou uma possível investigação da prefeita Eloísa Helena por ter nomeado o próprio marido para seu próprio gabinete teve grande repercussão, o que mostra que aqueles que votaram não estão distantes dos olhares da população e, tampouco, distante da imprensa que tem seu compromisso com a transparência e a informação aos munícipes.

Pedro Leopoldo é uma das cidades mais importantes da região metropolitana de Belo Horizonte. Já tem história consolidada, tem vocação ao desenvolvimento e precisa ter maturidade suficiente para não viver a chamada síndrome de Poliana, ou seja, achar que tudo é lindo como, às vezes, a prefeitura tenta mostrar por meio das redes sociais. Há coisas que não são invisíveis. É o descaso com o transporte público, a falta de incentivo à economia e ao desenvolvimento, etc.

Na política, seja na cidade, no estado ou no país, não se pode deixar que os agentes públicos sejam invisíveis. Transparência deve ser premissa de todos nós se quisermos construir um país sério e fundamentado em valores e fraternidade. Que ninguém use anel de Giges, mas tenha sobre si a luz que proporciona ver o caminho que estão seguindo para tenhamos noção de onde iremos chegar.

Carlos Vieira
Comentaria Político da Rádio PLFM
Instagram: @reportercarlosvieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.