Aprovado o piso salarial de profissionais da enfermagem

Share this post


Em Brasília, deputados aprovaram nesta quarta-feira (04) o projeto de lei que estabelece piso salarial aos profissionais de enfermagem. Foram 449 votos a 12. O projeto segue para a sanção do Presidente Jair Bolsonaro (PL), mas ainda será necessário acordo sobre as fontes de financiamento.

O projeto aprovado define que o valor mínimo para profissionais da enfermagem seja de R$ 4.750,00. Representantes da categoria acompanharam de perto com bastante expectativa.
O autor dessa proposta no Senado é o Senador Fabiano Contarato (PT-ES). Entramos em contato com a assessoria do senador que falou à nossa reportagem. “Passou da hora de reconhecermos a dignidade dos profissionais a constituição federal é clara ao estabelecer que são direitos dos trabalhadores piso salarial e carga horária mas temos que dar efetividade a essa garantia constitucional,” declarou o parlamentar.

Agora vamos ao lado político da questão. Embora seja vitória significativa para a categoria, essa aprovação pode significar em impacto orçamentário de grandes proporções. O projeto deveria ter sido mais bem discutido para não ter o risco de ser vetado (o que causaria desgaste político ao presidente) ou de não ser cumprido em todos os estados, o que acarretaria em descontentamento da categoria. O Brasil segue com um problema sério de não conseguir dialogar com todas as frentes de forma madura. Em ano eleitoral, os partidos agem de manobras que mexem com interesses da sociedade porém usando em benefício dos próprios interesses. Nos EUA, quando há assuntos de interesse de estado, republicanos e democratas se unem e dialogam. Aqui ainda não alcançamos esse grau de maturidade. Não deixa de ser uma vitória da categoria, importante, mas esse tipo de proposta precisa de discussão firma para que sejam, de fato, cumpridas para com esses profissionais.

Carlos Vieira

Comentarista Político PLFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.