Festas juninas e os riscos com os fogos de artifício

Share this post


O momento das festas juninas chegou para alegrar o povo mineiro que curte com sua família e amigos momentos de confraternização com as danças, comidas típicas, brincadeiras e o calor das fogueiras que nos aquecem nesse período frio que enfrentamos nos meses de junho e julho.

Mas com as festas juninas nos deparamos também com os riscos da utilização dos fogos de artifício, muito presentes durante as festas de São João. No ano de 2021, tivemos aproximadamente 36 casos durante todo o período e já no presente ano, há registro de 17 acidentes no período de janeiro a maio. Além dos fogos, as brincadeiras de pular fogueira e a própria forma de acender o fogo e o local de instalar o lume podem ser arriscados.

Outra situação que tem sido bastante recorrente é que, com o sucesso dos times mineiros nos campeonatos nacionais e internacionais, com recordes de públicos, tem aumentado sistematicamente a utilização de artefatos do tipo. Concomitantemente, o uso de fogos aliado a ingestão excessiva de bebida alcóolica, também pode provocar acidentes gravíssimos e irreversíveis.

No final do ano passado, durante as comemorações de uma vitória de um jogo do Atlético Mineiro, pelo menos dois torcedores tiveram ferimentos graves por bombas e rojões. Em 2019, um torcedor perdeu a mão ao soltar um rojão durante o jogo do Atlhético Paranaense, no final da Copa do Brasil.

É importante lembrar que o acidente envolvendo fogos de artifício provém sempre do mal-uso do produto, do manuseio da forma incorreta e da irresponsabilidade no cumprimento das normas de segurança.

Então, para que seu momento de lazer não termine antes da hora, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) oferece algumas dicas de prevenção quando for soltar fogos de artifício.

Por isso, é importante seguir algumas dicas de segurança como forma de prevenção a esses tipos de acidentes. E a primeira orientação é adquirir esses produtos em um local credenciado e, em seguida, sempre ler o rótulo com todas as informações de manuseio.

Após realizar a compra do produto, outras ações devem ser observadas:

– Soltar os fogos de artifício em locais abertos;

– Não tentar reutilizar os fogos que tenham falhado;

– Nunca apontar os fogos para a direção de onde estão as pessoas;

– Não brincar com os fogos se tiver feito uso de bebida alcoólica de forma excessiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.