Sozinho, mineirão briga sozinho com cidade de São Paulo pelo título de capital dos festivais

Share this post


Sozinho, Mineirão briga sozinho com cidade de São Paulo pelo título de capital dos festivais

Viixe Festival – Phills fotos

Gigante da Pampulha recebeu 17 festivais de música em 2022; agenda de 2023 segue com grandes atrações

O ano de 2022 consolidou o Mineirão como o principal equipamento para a realização de festivais no Brasil. Para se ter uma ideia, sozinho, o Mineirão recebeu 17 festivais de música no ano passado. Juntos, eles levaram 610 mil pessoas à Pampulha. O número se aproxima da quantidade de eventos desse porte em toda a cidade de São Paulo, o centro econômico do país, que realizou 19 festivais no mesmo período, segundo levantamento do Gigante.

“Depois da demanda reprimida por causa da pandemia, o Mineirão voltou com tudo e virou referência no país, especialmente, por causa de uma estrutura com espaços diversos, que podem receber diferentes capacidades de público”, ressalta a gerente de eventos, Priscilla Machado.

Do sertanejo ao rock, do piseiro ao axé, do eletrônico ao pagode, de MPB ao reggae. A cartela de estilos foi grande nos festivais realizados no Mineirão em 2022 (veja abaixo a lista de todos).

Cada qual com sua grandeza, os festivais tomaram, ora as esplanadas, ora as áreas de estacionamento ou mesmo todo o complexo. Alguns deles, como o Festival Brasil Sertanejo e o Planeta Brasil, foram tão grandes e recheados de atrações que precisaram ser divididos em dois dias de apresentações, ambos com público superior a 50 mil pessoas por dia.

Os festivais e seus diferentes estilos trouxeram nomes de peso da música brasileira, na nova e da velha geração, como Gal Costa, Ney Matogrosso, Capital Inicial, Titãs, Nando Reis, Chitãozinho e Xororó, Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge e Mateus, Ferrugem, João Gomes, Pablo Vittar, Gloria Groove, Vintage Culture e diversos DJs renomados. O Breve Festival, em agosto, foi transmitido ao vivo pelo canal TNT.

Vixe – Festival – Phills Fotos

E para 2023, a agenda do Mineirão reserva espaço para mais festivais. Alguns já entraram para o calendário anual de Belo Horizonte, como Breve Festival, Sarará, Brasil Sertanejo, Viiixe, Prime Rock e Só Track Boa. Além desses, estarão de volta também o Carnaval do Bem e o Samba Prime. No próximo dia 21 de janeiro, tem o SummerTimes Festival, com a presença do cantor americano Jack Johnson.

“O Mineirão é a grande casa de festa dos mineiros, de todos as paixões, de todos os gostos. Já era o palco do futebol mineiro e, agora, é o palco dos grandes eventos. Projetamos um crescimento de 15% com relação a 2022”, destaca o diretor comercial, Samuel Lloyd.

Os festivais realizados no Mineirão em 2022:

Arapuca

Breve Festival

Buteco do Gusttavo Lima

Festival Sertanejo

Só Track Boa

A Ilha

Festival Viiixe Forró e Piseiro

Pandora Festival

Prime Rock Festival

Jorge e Mateus Único

Histórias

Sarará

Planeta Brasil

Festival do Samba ao Funk

Surreal – Henrique e Juliano

No Pelo 360

Último Samba do Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.