Revitalização da lagoa de santo antônio

Share this post


Revitalização da lagoa de santo antônio

A agenda azul busca investir em estudos e recuperação da lagoa de santo antônio.

a prefeitura, através da secretaria do meio ambiente, reativou o grupo multissetorial formado pela copasa, câmara municipal, icmbio, ong lagoa viva e subcomitês do mata e do caste. o objetivo é revitalizar a lagoa de santo antônio localizada na região norte do município

em abril de 2021, uma forte chuva aumentou o nível da lagoa de santo antônio, invadindo o acampamento de ciganos que estava assentado na região a mais de uma década, forçando uma realocação. a prefeitura aproveitou essa oportunidade para retomar o controle da região e dar início ao processo de revitalização da lagoa. 

a primeira ação tomada logo em 2021 foi cercar a lagoa, para evitar novas ocupações irregulares. em seguida, foi criada uma lei que protege a lagoa contra uso indevido como descarte de entulhos, proibindo novas ocupações no seu entorno e mostra o interesse da criação de uma área de lazer, com atividades como a pesca amadora.

foi anunciado também um aporte da prefeitura de pedro leopoldo no valor de 150 mil reais, repassados a ong “lagoa viva”, para que estudos e reconhecimento de campo fossem realizados na região da lagoa de santo antônio. essa é uma exigência do icmbio, que já fez uma revitalização parecida na cidade de confins, por se tratar de uma lagoa cárstica localizada dentro de uma zona de preservação.  o orçamento total previsto para esses estudos é de r$373.057,98. valor esse que foi pago em parte pela prefeitura, mais o pagamento de um termo de ajustamento de conduta pela copasa no valor de 180 mil reais por vazamento de esgoto na lagoa, cobrindo assim o total. o encarregado por esses estudos é o igc (instituto de geociências) da ufmg, liderados pelo professor wagner.

em 2021 mesmo foi realizado um mutirão com a presença da prefeita da cidade para limpar a lagoa e logo após foi dado início ao processo de mapeamento da região. o intuito é saber exatamente quais são as áreas de app, áreas privadas, porém inundadas e onde são as áreas de domínio público para dar prosseguimento às atividades de recuperação.

desde então, foram instalados marcos com referências geográficas na região que foram reconhecidos internacionalmente, coletas de água para análises laboratoriais também são feitas regularmente. em 2023 foi instalado um pluviômetro para medir a influência das chuvas no nível de água da lagoa, e no último sábado (18), drones com equipamentos modernos de mapeamento fizeram um raio-x da parte submersa. esses drones também irão auxiliar no que diz respeito ao sumidouro da área da pedreira, que pode estar ou não ligado ao nível da lagoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.