Vigilância em saúde anuncia estratégias contra a dengue e calendário de imunização contra COVID-19

Share this post


Vigilância em saúde anuncia estratégias contra a dengue e calendário de imunização contra COVID-19

O verão é a época do ano em que o número de casos de dengue sempre dispara, e aqui na nossa cidade não foi diferente. A prefeitura na tarde da última quinta-feira(23), soltou um alerta através das suas redes sociais sobre o estado atual do cenário epidemiológico da dengue e chikungunya. O objetivo é trazer a atenção da população para esse assunto e usar da força popular como aliado no combate da reprodução do mosquito transmissor, junto a secretaria de saúde.  

Desde o dia 01/01/2023 até o dia 22/03/2023, data da preparação do comunicado, foram registrados 101 casos suspeitos de dengue em Pedro Leopoldo. Os bairros mais afetados foram o centro, com 17 casos, Santo Antônio (14) e Teotônio Batista de Freitas (13). A população mais afetada está na faixa etária dos 19 aos 39 anos, com 59 casos.

Para tentar acabar com esse problema a vigilância em saúde da cidade preparou uma série de ações entre ela: 

  •  Reativação do Comitê Municipal de Mobilização e Integração das ações de combate às arboviroses;
  • Pactuação de destinação de pneus;
  • Criação de boletim das arboviroses;
  • Ações de educação em saúde durante o carnaval, boi da manta, feirinha, Lions, Dr. Lund, Centro, Campinho e em diversas escolas municipais;
  • Mutirões de limpeza em parceria com a ONG Lagoa e Guardiões da Reciclagem na região da Lagoa;
  • Orientações nas salas de espera dos ESFs e nos grupos de Lian Gong;
  • Ações de bloqueio vetorial
  • Criação do Disque-Denúncia pelo whatsapp 988146540

Um novo mutirão de limpeza na área da lagoa deverá acontecer em breve, mas sem data marcada ainda, enquanto isso, você já pode ajudar fiscalizando coisas dentro da sua própria casa. Evitar o acúmulo de lixo e locais em que água possa ficar empoçada, virar garrafas velhas com a tampa para baixo e descartar corretamente pneus velhos.

Para completar o comunicado de saúde, a prefeitura também anunciou o calendário de vacinação contra a COVID-19 na cidade. As crianças de 6 meses a 4 anos serão atendidas toda terça-feira no centro municipal de imunização, das 8 da manhã até as 12h30. Já os pequenos de 5 a 11 anos serão atendidos às quintas, no mesmo horário. Para as crianças que receberam a primeira dose da vacina Coronavac, a segunda dose será aplicada dia 28/03, também de 8 às 12h30. A saúde também anunciou a vacinação para os chamados grupos de risco, jovens, a partir dos 12 anos, que são imunodeprimidos, gestantes, puérperas, idosos acima dos 60 anos e profissionais da saúde, que serão imunizados com a vacina bivalente da pfizer. 

Por – Daniel Araújo Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.