Episódios de violência nas escolas faz Ministério da Segurança Pública criar operação para levar mais segurança as escola


Episódios de violência nas escolas faz Ministério da Segurança Pública criar operação para levar mais segurança as escola

O Brasil vive um momento delicado em relação à violência nas escolas. Após dois ataques em um intervalo de 15 dias, o primeiro em São Paulo que deixou uma professora morta, e o segundo em Blumenau SC, onde 4 crianças foram assassinadas a golpes de machado, o cenário é de incerteza e insegurança. 

As redes sociais estão sob o olhar das autoridades brasileiras, após os dois episódios trágicos as ameaças postadas nesses sites aumentaram abruptamente. Uma escola de Igarapé, na região metropolitana de BH, foi alvo de boatos colocando um alerta na instituição. A polícia foi mobilizada, mas a ameaça não foi confirmada, o procedimento serviu para tranquilizar a população local, como relatou a Sargento Thamiris.

Na plataforma TikTok um vídeo está viralizando com possíveis locais dos próximos atos de violência nas instituições de ensino do país. Ele lista 35 cidades de 5 estados brasileiros que estariam na mira dos criminosos. Nos comentários é possível ver o desespero dos jovens “Meu estado e cidade tão aí. E sou obrigada a ir amanhã”, reclamou uma adolescente na publicação. “Gente, em Contagem será em quais escolas?” perguntou, aterrorizada, uma outra garota na rede social.

Para tentar evitar futuros ataques e também mitigar as ameaças das redes sociais, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deu início a operação “Escola Segura” que, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vai realizar ações em conjunto com os estados e escolas para proteger as crianças de possíveis ameaças. Essa primeira fase da operação contou com a participação da delegacia especializada em crimes cibernéticos. 

Foram discutidas também mudanças na regulamentação das plataformas sociais, que podem ser locais onde esses jovens pegam inspirações para cometer crimes ou são recrutados por grupos que disseminam o ódio digitalmente. 

Aqui na nossa região, as delegacias estão comprometidas em aderir a esta operação e levar segurança às escolas do vetor norte. 

Por – Daniel Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.