Pedro Leopoldo recebeu espetáculo “O amor possível” do Teatro Diadokai

Share this post


Pedro Leopoldo recebeu espetáculo “O amor possível” do Teatro Diadokai

Peça de teatro falou sobre valorização do amor, da amizade e da cerâmica; apresentação foi realizada em parceria com o grupo Ceramistas Maria Quem Dera

O espetáculo “O amor possível” traz para os palcos a história da crise existencial do oleiro Cipriano Algor que vê o seu ofício ameaçado de extinção no mundo contemporâneo das mercadorias. Em uma jornada de reinvenção de si, os viúvos e vizinhos Cipriano Algor e Isaura Madruga encontram o amor na maturidade. 

O espetáculo, que conta ainda a relação de amizade entre Cipriano e o cão Achado, é uma adaptação teatral de Priscilla Duarte e François Kahn a partir do romance “A caverna”, de José Saramago, prêmio Nobel de literatura (1998).

Priscilla atua no monólogo e divide a direção com Ricardo Gomes, também do Teatro Diadokai. A apresentação do espetáculo “O amor possível” em Pedro Leopoldo foi realizada em parceria com o grupo Ceramistas Maria Quem Dera.

Teatro e cerâmica

A escolha da cidade e do grupo de ceramistas se deve à história do espetáculo que resgata a importância da cerâmica e de sua artesania, em um mundo desumanizado e tecnificado. 

Pesquisas sobre a origem e a ocorrência da cerâmica nas sociedades primitivas das Américas revelaram a importância do papel das mulheres nessa arte. Inúmeros vestígios arqueológicos comprovam a presença da cerâmica em Minas Gerais desde tempos imemoriais. Portanto, é possível considerar as atuais ceramistas de Minas como descendentes dessas mulheres detentoras de um saber milenar.

O espetáculo tem 1h15 de duração e contou com intérprete de Libras. Seu caráter intimista nos coloca em contato direto com a beleza e a atualidade dessa obra de Saramago, que alude a uma sociedade que parece mais dedicada ao consumo de imagens da vida que, de fato, a vivê-la.

Após a apresentação, houve uma roda de conversa entre Priscilla Duarte – atriz, dramaturga e diretora do espetáculo, além de idealizadora do projeto de circulação – e as integrantes do grupo Ceramistas Maria Quem Dera, de Pedro Leopoldo.

Uma oficina teatral também foi realizada na cidade, nos dias 29 e 30 de agosto, com 3h de duração por dia, oferecida especialmente ao grupo de mulheres ceramistas e aberta a outras mulheres do município de Pedro Leopoldo e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Com este projeto de circulação, o Teatro Diadokai pretende contribuir para a resistência dessas mulheres na manutenção da tradição da arte da cerâmica e para a preservação de nossos sítios arqueológicos, fortalecendo e reafirmando o valor das artesanias do barro e da cena.

Este projeto é realizado por meio do Edital Lei Paulo Gustavo 09/2023 – Programa de mobilidade de artistas, grupos e técnicos, com apoio institucional do Governo Federal e Governo Estadual de Minas Gerais.

SERVIÇO

Oficina: Teatro como artesanato, conduzida por Priscilla Duarte 

Público alvo: integrantes do grupo Ceramistas Maria Quem Dera e mulheres (artesãs ou não) da comunidade 

Data: 29 e 30/8 (quinta e sexta-feira)

Horário: de 14h às 17h

Local: Casa das Maria Quem Dera – Rua Pacífico Rodrigues, 175 – Fidalgo (distrito de Pedro Leopoldo)

Inscrições grátis: até 28 de agosto, contato pelo Instagram @diadokai 

Evento: Espetáculo “O amor possível”

Data: 31/8 (sábado)

Horário: 18h

Entrada: Gratuita (com distribuição de senhas no local da apresentação, uma hora antes). Lugares limitados

Local: Casa das Maria Quem Dera – Rua Pacífico Rodrigues, 175 – Fidalgo (distrito de Pedro Leopoldo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.