UFMG e União Espírita Mineira firmam parceria para revitalização da Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo

Share this post


UFMG e União Espírita Mineira firmam parceria para revitalização da Fazenda Modelo em Pedro Leopoldo

Acordo impulsiona plano para criação de campus avançado com foco em sustentabilidade e inovação

Pedro Leopoldo, 13 de março de 2025 – A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a União Espírita Mineira (UEM) assinaram um acordo de parceria para revitalizar a Fazenda Modelo, localizada em Pedro Leopoldo. O compromisso prevê investimentos da UEM para melhorias estruturais e a retomada do núcleo de eventos e visitações públicas, interrompidas antes da pandemia.

O acordo não gera custos para a UFMG, e as reformas serão custeadas integralmente pela UEM, que poderá desenvolver atividades ligadas à preservação da memória de Chico Xavier. O médium trabalhou no local por 25 anos como escrevente-datilógrafo e, na década de 2010, a fazenda já sediou um centro cultural em sua homenagem.

Além da valorização histórica, a parceria faz parte do plano da UFMG para transformar a fazenda em um campus sustentável. Segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a expansão da universidade para Pedro Leopoldo é estratégica, já que o campus Pampulha enfrenta limitações de espaço. “Nosso objetivo inicial é oferecer cursos de extensão e projetos inovadores, mas futuramente poderemos ter até cursos regulares no local”, destacou.

A UFMG utiliza a fazenda desde 1993 e, em 2019, firmou contrato de cessão por 20 anos. No entanto, para consolidar a transformação do espaço em um campus avançado, a universidade busca a doação definitiva da área pelo governo federal. As negociações com a Secretaria do Patrimônio da União e a Prefeitura de Pedro Leopoldo estão avançando e contam com amplo apoio institucional.

As primeiras reformas promovidas pela UEM incluirão a recuperação de espaços históricos, como o “Casarão”, onde Chico Xavier trabalhou, e o subsolo da edificação “Chico Xavier”, que abriga um memorial. A expectativa é que a Fazenda Modelo volte a ser um polo turístico e cultural, combinando ensino, pesquisa e extensão com a valorização do patrimônio histórico e ambiental da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.