Sozinho, Mineirão briga sozinho com cidade de São Paulo pelo título de capital dos festivais
Gigante da Pampulha recebeu 17 festivais de música em 2022; agenda de 2023 segue com grandes atrações
O ano de 2022 consolidou o Mineirão como o principal equipamento para a realização de festivais no Brasil. Para se ter uma ideia, sozinho, o Mineirão recebeu 17 festivais de música no ano passado. Juntos, eles levaram 610 mil pessoas à Pampulha. O número se aproxima da quantidade de eventos desse porte em toda a cidade de São Paulo, o centro econômico do país, que realizou 19 festivais no mesmo período, segundo levantamento do Gigante.
“Depois da demanda reprimida por causa da pandemia, o Mineirão voltou com tudo e virou referência no país, especialmente, por causa de uma estrutura com espaços diversos, que podem receber diferentes capacidades de público”, ressalta a gerente de eventos, Priscilla Machado.
Do sertanejo ao rock, do piseiro ao axé, do eletrônico ao pagode, de MPB ao reggae. A cartela de estilos foi grande nos festivais realizados no Mineirão em 2022 (veja abaixo a lista de todos).
Cada qual com sua grandeza, os festivais tomaram, ora as esplanadas, ora as áreas de estacionamento ou mesmo todo o complexo. Alguns deles, como o Festival Brasil Sertanejo e o Planeta Brasil, foram tão grandes e recheados de atrações que precisaram ser divididos em dois dias de apresentações, ambos com público superior a 50 mil pessoas por dia.
Os festivais e seus diferentes estilos trouxeram nomes de peso da música brasileira, na nova e da velha geração, como Gal Costa, Ney Matogrosso, Capital Inicial, Titãs, Nando Reis, Chitãozinho e Xororó, Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge e Mateus, Ferrugem, João Gomes, Pablo Vittar, Gloria Groove, Vintage Culture e diversos DJs renomados. O Breve Festival, em agosto, foi transmitido ao vivo pelo canal TNT.
E para 2023, a agenda do Mineirão reserva espaço para mais festivais. Alguns já entraram para o calendário anual de Belo Horizonte, como Breve Festival, Sarará, Brasil Sertanejo, Viiixe, Prime Rock e Só Track Boa. Além desses, estarão de volta também o Carnaval do Bem e o Samba Prime. No próximo dia 21 de janeiro, tem o SummerTimes Festival, com a presença do cantor americano Jack Johnson.
“O Mineirão é a grande casa de festa dos mineiros, de todos as paixões, de todos os gostos. Já era o palco do futebol mineiro e, agora, é o palco dos grandes eventos. Projetamos um crescimento de 15% com relação a 2022”, destaca o diretor comercial, Samuel Lloyd.
Os festivais realizados no Mineirão em 2022:
Arapuca
Breve Festival
Buteco do Gusttavo Lima
Festival Sertanejo
Só Track Boa
A Ilha
Festival Viiixe Forró e Piseiro
Pandora Festival
Prime Rock Festival
Jorge e Mateus Único
Histórias
Sarará
Planeta Brasil
Festival do Samba ao Funk
Surreal – Henrique e Juliano
No Pelo 360
Último Samba do Ano
Deixe um comentário