Circuito das Grutas e Senac firmam parceria para estruturação de rota de turismo gastronômico

Share this post


Circuito das Grutas e Senac firmam parceria para estruturação de rota de turismo gastronômico

Rota do Frango e da Cachaça será composta por estabelecimentos gastronômicos nos 15 municípios do Circuito das Grutas que terão pratos com frango harmonizados com cachaças e destilados da região

O turismo gastronômico em Minas Gerais está prestes a ganhar uma nova rota que promete experiências incríveis para o turista. A Rota do Frango e da Cachaça do Circuito Turístico das Grutas será composta por estabelecimentos gastronômicos que terão pratos com frango harmonizados com cachaças e destilados da região e está sendo estruturada por meio de uma parceria histórica entre a Instância de Governança Regional (IGR) Grutas e o Senac Minas. Neste mês de novembro vão ocorrer visitas técnicas aos estabelecimentos e destilarias nos 15 municípios da IGR Grutas pela equipe de gastronomia do Senac.

Reunião Parceria

Reunião onde foi firmada a parceria das instituições com a presença da Presidente da IGR Grutas, Mariela França e a Diretoria de Gastronomia do SENAC MG sob coordenação do Chef Edson Puiati.

Para além da promoção do turismo gastronômico no território, a Rota também tem como objetivo “estruturar, capacitar e promover a cozinha do Circuito das Grutas e por isso a parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, sob a coordenação do Chef Edson Puiati, é tão importante porque vai proporcionar o aprofundamento no mapeamento da gastronomia do território que já estamos realizando, capacitações e apoio técnico para os participantes, além do reforço para implementação, promoção, lançamento e comercialização da Rota”, explica a presidente da IGR Grutas, Mariela França.

Para Puiati, “essa parceria é uma combinação harmoniosa de recursos e experiências, que pode beneficiar não apenas as duas organizações envolvidas, mas também a população local e os visitantes que desejam vivenciar uma experiência turística autêntica e enriquecedora. Estou otimista quanto ao potencial dessa colaboração e confiante de que ela resultará em um impacto positivo na formação profissional, no turismo, na cultura local e na preservação ambiental na região do Circuito das Grutas”. A presidente da IGR Grutas completa dizendo que “é uma alegria poder contar com a expertise em gastronomia e capacitações do Senac para profissionalizar nossa Rota e tecermos juntos experiências incríveis para aqueles que percorrem a Rota”.

Fases de Execução

O projeto é composto de sete grandes fases e já se encontra na Fase IV que é de qualificação dos participantes. Nos dias 17, 18 e 19 de outubro foi concluída a etapa de reuniões entre IGR Grutas, municípios, bares, restaurantes e destilarias participantes da Rota do Frango e da Cachaça. Participaram desta etapa representantes de mais de 40 estabelecimentos comerciais. E no último dia 23 foi realizada uma reunião com os participantes e  equipe Senac para apresentação da metodologia e cronograma de trabalho das próximas etapas: visitas técnicas nos empreendimentos, compilação de inventário gastronômico e capacitações. A visitação técnica foi iniciada no dia 24 de outubro e será realizada pela equipe Senac durante todo mês de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.