Disque Denúncia 181 completa 15 anos com quase 10 milhões de ligações recebidas

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Canal de denúncia anônima é uma garantia da participação social no combate à criminalidade. Chamadas geraram mais de 1 milhão de denúncias apuradas pelas forças de segurança pública

O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 completa 15 anos nesta quinta-feira (10/11) com números bastante positivos, chegando a um expressivo volume de ligações. Foram mais de 9,8 milhões de chamadas recebidas, que geraram mais de 1 milhão de denúncias apuradas pela Polícia MilitarPolícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. O canal é um serviço coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e já foi responsável pela prisão e apreensão de mais de 263 mil criminosos e pela retirada de circulação de mais de R$ 40 milhões provenientes do tráfico de drogas e jogos de azar. 

Também a partir das denúncias foram retiradas das ruas 29 mil armas, mais de 318 mil unidades de munição, 25 toneladas de drogas como cocaína e crack, além de veículos roubados ou furtados. Tudo isso com a ajuda do cidadão mineiro que denunciou a atividade ilícita.  

Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, é muito importante que o cidadão conheça essa ferramenta, a utilize e confie nela. “O DDU 181 é um serviço que pertence ao povo mineiro, não ao governo do Estado. É por meio dele que o cidadão pode contribuir para a sua segurança, de seus familiares e da sua comunidade. Segurança Pública é uma responsabilidade de todos, conforme está previsto na Constituição Federal”.  

Um bom exemplo de resultado positivo, entre outros, se deu no dia 24/10, quando foi apreendida em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, grande quantidade de maconha, representando um prejuízo de cerca de R$ 7 milhões ao crime organizado. 

Principais denúncias

Entre as denúncias feitas pela população, lideram as relacionadas ao tráfico de drogas. Durante os 15 anos de atuação do DDU 181, foram feitas mais de 64 mil denúncias do tipo, o que corresponde a cerca de 59% de todas as ocorrências efetuadas. 

Em segundo lugar, estão as denúncias sobre atividades do Corpo de Bombeiros (demandas de vistorias e fiscalização de locais privados e/ou públicos, por exemplo), realização de jogos de azar e crimes ambientais, respectivamente. Informações sobre homicídios, maus-tratos a animais, comércio ilegal, posse irregular de armas de fogo e munições, pessoas foragidas e procuradas, receptação e desmanche de carros, bem como pirataria também entram na lista das principais motivações para as chamadas efetuadas. 

A capital mineira lidera as chamadas com 24% das ligações. Em seguida, estão os municípios de Juiz de Fora, Contagem, Uberlândia e Betim.  

O Disque Denúncia 181 também é o canal para o recebimento de denúncias do programa Procura-se, que busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181.    

O serviço 

Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, o DDU 181 é um serviço gratuito, por meio do qual os cidadãos passam informações sobre crimes e sinistros, de forma anônima e sigilosa. O canal está disponível para os 853 municípios do estado. Para denunciar, basta ligar para o número 181, que funciona como uma central de atendimento unificada formada por profissionais treinados e capacitados, que trabalham 24 horas por dia para atender a população. 

Quando o telefone toca na central, o tempo médio de espera é de vinte segundos. Quem denuncia recebe uma senha e pode acompanhar o andamento das investigações. As informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, que verificam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, e que também auxiliam na solução de cada caso. 

O 181 não oferece resposta imediata, já que existe um prazo de 90 dias para apurar e responder à denúncia apresentada. Quando o cidadão precisar de uma resposta mais rápida, como em casos de flagrante e urgência, por exemplo, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193). 

Crédito (foto): Gil Leonardi / Imprensa MG

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