Líderes da Maioria e da Minoria são definidos

Share this post


Líderes da Maioria e da Minoria são definidos

Deputado Carlos Henrique foi indicado pelo bloco com maior número de membros e Doutor Jean Freire, pelo bloco de oposição.

Carlos Henrique (em pé) foi indicado líder da Maioria no Parlamento mineiro

Na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta quarta-feira (15/2/23), foram comunicadas as indicações dos deputados Carlos Henrique (Republicanos) e Doutor Jean Freire (PT) para as lideranças da Maioria e da Minoria, respectivamente.

A liderança da Maioria é definida pela bancada ou o bloco parlamentar com o maior número de membros, no caso, o bloco Minas em Frente, da situação, que reúne 33 deputados, de nove partidos.

Já a liderança da Minoria é escolhida pela bancada ou o bloco de composição numérica imediatamente inferior que, em relação ao governo, expresse posição oposta à da Maioria. O bloco de oposição, Democracia e Luta, conta com 20 parlamentares, de cinco partidos.

O deputado Cássio Soares (PSD) já havia sido oficializado como líder do bloco Minas em Frente. O bloco Democracia e Luta será liderado pelo deputado Ulysses Gomes (PT). Também foi constituído nesta legislatura o bloco Avança Minas, com 24 parlamentares, liderados pelo deputado Gustavo Santana (PL).

Temas relacionados à juventude pautam pronunciamentos

A deputada Delegada Sheila (PL) subiu à tribuna para pedir o apoio dos colegas quanto à reinstalação da Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia.

A previsão é de que a frente seja novamente instalada no dia 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a parlamentar, nos últimos quatro anos, a frente atuou em diversos trabalhos de combate e, sobretudo, de prevenção a esses crimes.

Delegada Sheila destacou que a escola é o lugar em que a maioria dos casos têm sido percebidos. “Os educadores reconhecem os sinais que os abusados apresentam. A partir daí buscam informações, acionam os conselhos tutelares e, em última instância, a polícia”, pontuou.

Ela ainda citou que o Brasil é campeão em compartilhamento de imagens de pornografia infantil, o que também requer um amplo trabalho. Em aparte, o deputado Caporezzo (PL) parabenizou a colega pela iniciativa.

Educação

A deputada Macaé Evaristo (PT), por sua vez, trouxe a queixa de famílias que não estão conseguindo matricular seus filhos em escolas da rede estadual de ensino próximas de suas residências.

A distância das escolas faz com que os estudantes tenham que recorrer ao transporte público, mas o preço das passagens é muito pesado para muitas famílias. Essa situação tem levado alunos a pularem as catracas nos ônibus para poder estudar, causando constrangimento.

Segundo a deputada, diversas famílias tentaram acionar a Secretaria de Estado de Educação, sem sucesso, para a solução do problema, que tem contribuído para a evasão escolar. “No momento em que temos a maior geração de jovens no País, há o decréscimo no atendimento, com a queda no número de matrículas nos ensinos fundamental e médio e na educação de jovens e adultos (EJA). Investindo em educação podemos fazer a diferença para o nosso futuro”, concluiu Macaé Evaristo.

Já o deputado Dr. Maurício (Novo), em seu primeiro pronunciamento na tribuna, agradeceu pelos mais de 52 mil votos – obtidos, sobretudo, no Sul de Minas – e contou um pouco de sua trajetória e do trabalho como produtor rural, como médico e como prefeito de Ouro Fino (Sul de Minas) por dois mandatos. Segundo ele, o agronegócio será uma de suas bandeiras, com foco na redução de impostos sobre a cesta básica.

Ele também citou o primeiro projeto de sua autoria protocolado na ALMG, que busca dar transparência às filas de cirurgias eletivas de alta complexidade e de outros procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje a espera chega a quatro ou cinco anos”, justificou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.