Período chuvoso tem fim e Defesa Civil faz balanço dos últimos meses

Share this post


Período chuvoso tem fim e Defesa Civil faz balanço dos últimos meses

A composição de um Governo Municipal é formada por várias secretarias e segmentos individualizados, para assim atender a população de forma mais dinâmica e assertiva, e uma das que se destaca pelo trabalho indispensável e de extrema importância é a Secretaria de Segurança Pública. Nela está a Defesa Civil, que entre suas funções estão a prevenção e soluções de desastres naturais. O período chuvoso se encerrou na última sexta-feira, 31 de março, e a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, apresentou o balanço de ocorrências geradas desde outubro de 2022, quando as fortes chuvas começaram a ser frequentes. Os órgãos realizaram 48 vistorias residenciais, 37 desobstrução de vias com retirada de árvores caídas, forneceram 232 metros de lona, e, ainda, resgataram diversos animais e os devolveram para seus habitat naturais.

As chuvas iniciaram com maior intensidade no dia 17 de dezembro de 2022, quando ocorreu, em Pedro Leopoldo, um temporal na ordem de 50mm. Os principais bairros atingidos por alagamentos foram o Donato, Centro, São Geraldo, Campinho, Avenida Cauê e Joana D’arc. Neste mesmo dia ocorreu um deslizamento de talude que provocou o descarrilhamento de composição férrea (VLI) e a Defesa Civil agiu de forma preventiva, com a retirada de três famílias (09 pessoas), que foram encaminhadas para hotéis, custeados pela empresa concessionária. Algumas residências no bairro Lagoa de Santo Antônio foram invadidas pelas águas provenientes da lagoa e um estudo para que o problema não se repita está sendo realizado. Segundo a Secretaria de Segurança, a ocorrência mais grave atendida foi um desabamento de residência em Vera Cruz de Minas, no dia 27 de dezembro, com duas pessoas desalojadas.

Importante destacar que em novembro de 2022, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, efetuou o desassoreamento do Ribeirão das Neves, no bairro São José, com o objetivo de limpar o rio, gerando melhoria no escoamento e, assim, evitando o transbordamento e minimizando inundações. Serviço que foi muito significativo segundo o engenheiro da Prefeitura, Marco Antônio. “Em conversa com a equipe da Defesa Civil de Pedro Leopoldo, chegamos a conclusão que a obra de desassoreamento realizada pela Prefeitura foi fundamental para evitar o transbordamento”, explicou Marco Antônio.

Além deste serviço, desobstrução de galerias e bocas de lobo, limpeza, capina e retirada de entulhos também foram realizadas a fim de minimizar efeitos da chuva. As ações de prevenção e reparo de danos sempre são realizadas por meio de parceria entre as Secretarias Municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.