Projeto oferece ações educativas para pessoas em situação de vulnerabilidade

Share this post


Projeto oferece ações educativas para pessoas em situação de vulnerabilidade

Com o aumento de 38% de indivíduos em situação de rua, Acolher & Empoderar: Populações em situação de vulnerabilidade busca promover a saúde e prevenir doenças

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2022 ocorreu um aumento de 38% na quantidade de pessoas em situação de rua. Independentemente dos motivos, o projeto Acolher & Empoderar: Populações em situação de Vulnerabilidade disponibiliza auxílio para aqueles que se encontram nessa situação e comunidades de baixa renda. Por meio da Educação gratuita e popular em Saúde, busca prevenir doenças e diminuir as barreiras ao acesso à saúde das populações. Ao todo, cerca de 200 pessoas já foram atendidas. Idealizado pela Newton Paiva, teve início em março de 2023.

Segundo Thiago Gontijo, docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva, o projeto de extensão atua por meio de ações educativas gratuitas. Assim, conta com profissionais de saúde e assistência social que trabalham nas comunidades e territórios assistidos. “Existe uma dificuldade de aproximar os serviços de saúde das populações em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, visamos diminuir as desigualdades em saúde existentes e acolher quem precisa”, explica.

A iniciativa também procura potencializar a responsabilidade social e participação da instituição de ensino. Além disso, busca capacitar o estudante de graduação para atenção à saúde de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade, cumprindo os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Como pesquisador da área de saúde coletiva, observei o crescente número de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil e em Belo Horizonte. Outro ponto era a necessidade de aproximação dos alunos com uma realidade social, muitas das vezes distante da grade curricular. E foi assim que nasceu o Acolher & Empoderar: Populações em situação de Vulnerabilidade”, explica Thiago Gontijo.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NUCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.