Atletas apoiados pelo Governo de Minas conquistam 14 medalhas no Mundial de Natação Paralímpica

Share this post


Atletas apoiados pelo Governo de Minas conquistam 14 medalhas no Mundial de Natação Paralímpica

Beneficiários dos Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico são destaque na competição realizada no Reino Unido

Beneficiários dos Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico do Governo de Minas conquistaram 14 medalhas durante o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Manchester, no Reino Unido, entre os dias 31/7 e 6/8. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e oito de bronze.

Um dos destaques foi Gabriel Araújo, atleta revelado nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que garantiu três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas). 

Os outros atletas que asseguraram um lugar no pódio foram Gabriel Bandeira, Guilherme Batista, João Pedro Brutos, Laila Suzigan, Ruan Souza e Samuel de Oliveira.

A delegação mineira foi composta por oito nadadores do Praia Clube, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além dos técnicos Alexandre Silva Vieira e Fábio Pereira Antunes.

O diretor de Incentivo ao Esporte de Participação de Formação e de Rendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Samuel Dutra de Souza, reforça que o programa é uma política de valorização do esporte na linha do rendimento, com foco na manutenção da carreira do atleta.

“Com esse apoio financeiro, o atleta pode se dedicar aos treinamentos e consequentemente obter bons resultados, representando Minas Gerais no cenário mineiro, nacional e internacional”, enfatizou. 

Fábio Antunes, técnico do Praia Clube de Uberlândia e da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, contemplado pelo Bolsa Técnico, ressalta a importância desta ação do Governo de Minas. “É um programa bastante interessante, que disponibiliza um valor para que treinadores e atletas tenham uma tranquilidade maior com as despesas de viagem e hospedagem. Este benefício soma muito e agrega ao programa de treinamento”, afirma. 

Confira aqui a relação dos premiados.

No cenário nacional, a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica encerrou a participação com 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que a deixaram na quarta posição no quadro de medalhas. O Brasil foi representado por 29 nadadores de dez estados (Ceará, Minas, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), sendo 15 mulheres e 14 homens. 

Programa de Incentivo 

Coordenado pela Sedese, os Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico apoiam financeiramente atletas, paratletas e técnicos que atuam em modalidades olímpicas e paralímpicas. De 2019 a 2023, 382 atletas paralímpicos já foram contemplados com um investimento total de mais de R$ 4,7 milhões. 

O benefício ajuda a custear os gastos com inscrições em competições, passagens, hospedagens e alimentação para eventos esportivos, transporte, aquisição de materiais e equipamentos para o treinamento dos atletas, além de cursos de capacitação para técnicos. 

Anualmente, é publicado um edital com as diretrizes dos programas. Atleta e técnico precisam ter resultados de 1º, 2º ou 3º lugares nas competições de referência indicados pelas entidades regional ou nacional de administração do desporto. 

O edital 04/2023 está com inscrições abertas até o dia 18/8, pelos links:  

Modalidades convencionais: http://bolsaatletaolimpico.social.mg.gov.br/ 

Modalidades paralímpicas: http://bolsaatleta.esportes.mg.gov.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.