Técnicas de relaxamento auxiliam na concentração e bom desempenho no Enem
Insegurança e ansiedade devem ser trabalhadas pois geram tensão muscular, ativando o sistema nervoso e diminuindo a capacidade de raciocínio
É comum que ao se preparar para algo importante ou muito aguardado, sinais como tensão muscular, dor de estômago, suor excessivo e até insônia apareçam para chacoalhar o emocional de qualquer um. É assim que grande parte dos estudantes brasileiros se sentem nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para a maioria das instituições de ensino superior no Brasil.
Com a proximidade das provas, que este ano acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, os estudantes aceleram os métodos de aprendizado em busca de um bom resultado e é nessa hora que é preciso cuidar da saúde física e mental para não jogar fora os dias de estudo e dedicação. É o que explica o Professor do curso de Educação Física da Unime Lauro de Freitas, Ravelli Henrique de Souza. “A tensão muscular ocorre devido à resposta do corpo ao estresse, onde o sistema nervoso é ativado, desencadeando uma série de repostas físicas, incluindo a contração dos músculos do pescoço e das costas.
Ravelli ressalta que todos possuem algum grau de ansiedade, mas mergulhar em informações novas, em horas exaustivas de estudo no dia anterior à prova, vai servir de gatilho para dores no corpo e inquietudes no emocional. “A ansiedade pode prejudicar significativamente o desempenho do estudante, na hora da prova. Técnicas de postura e respiração são excelentes métodos para atingir o relaxamento e deixar a mente trabalhar de forma tranquila”, esclarece o professor.
A seguir, o profissional de educação física aponta dicas que ajudarão a manter a mente e o corpo equilibrados para a prova:
Respiração profunda: Respire profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita o processo várias vezes para reduzir o estresse.
Meditação: Dedique alguns minutos do dia para se concentrar na respiração e no objetivo do momento presente.
Exercício de relaxamento muscular: Comece massageando os pés e vá subindo pelo corpo, conscientemente relaxando cada grupo muscular.
Visualização do cenário: Imagine que está indo bem na prova, respondendo às perguntas com segurança. Isso poderá aumentar sua confiança.
Atividade física: Realizar uma atividade física leve ajuda na liberação de endorfina reduzindo assim o estresse. Uma caminhada rápida também podem ser uma boa opção.
Alimentação saudável: Evite cafeína e alimentos pesados no dia da prova. Opte por uma refeição leve e balanceada, com ingestão de bastante água que ajudará na hidratação do corpo.
Organização de tempo: Certifique-se de ter todo o material necessário em mãos. Priorize uma noite de sono tranquila que o ajudará no desempenho cognitivo e saia de casa com antecedência para evitar trânsito e intercorrências a caminho do local de prova.
É importante lembrar que esses sintomas se tornam debilitantes e, se recorrentes, devem ser acompanhados por um especialista que indicará as medidas para o tratamento eficaz.
Deixe um comentário