PROCON Câmara de Pedro Leopoldo – Uma iniciativa pioneira na proteção ao consumidor
Somente em 2024 já foram mais de 200 atendimentos realizados pelo Procon Câmara, com mais de 80% das demandas resolvidas
Em novembro de 2021, Pedro Leopoldo deu um passo significativo na proteção dos direitos dos consumidores com a inauguração do PROCON Câmara, um órgão de Proteção e Defesa do Consumidor que atua como um recurso alternativo para a resolução de conflitos relacionados às relações de consumo. Este é o primeiro posto de atendimento PROCON da cidade e um dos poucos em mais de 30 municípios de Minas Gerais a oferecer tal serviço.
O PROCON Câmara surge como um aliado essencial para a comunidade, oferecendo uma plataforma acessível e eficiente para a resolução de impasses entre consumidores e fornecedores. O órgão reforça o compromisso da Câmara Municipal com o bem-estar e a proteção dos direitos dos cidadãos, buscando resolver conflitos de forma extrajudicial, economizando tempo e recursos dos cidadãos.
Segundo Sabrina Moreira, Coordenadora do Procon Câmara, somente no ano de 2024 já foram aproximadamente 210 atendimentos, com uma média de 80% das demandas dos consumidores resolvidas no órgão. Ainda segundo Sabrina, qualquer pessoa física que se sinta prejudicada ou lesada em uma relação de consumo pode procurar o Procon, incluindo consumidores individuais ou coletivos. “O Procon também pode ser procurado por aqueles que buscam orientação sobre direitos do consumidor antes de realizar uma compra ou contratar um serviço, ajudando a prevenir problemas futuros”, acrescentou Sabrina.
A Coordenadora ainda reforça que o trabalho do órgão não se limita a resolver problemas pontuais, mas também visa educar e empoderar o cidadão, promovendo um consumo mais consciente e equilibrado. “Garantir que todos sejam tratados com respeito e dignidade em suas transações comerciais é fundamental para fortalecer a cidadania e contribuir para uma sociedade mais justa. Estamos aqui para assegurar que o consumidor tenha voz, segurança e confiança em suas decisões no mercado”, destacou.
O atendimento do Procon é realizado mediante agendamento prévio, pelo telefone (31) 3665-4243, ou presencialmente no endereço: Rua Presidente Kennedy, 31 – São José – Pedro Leopoldo – CAC (próximo ao Via Shopping).
Não são atribuições do PROCON Câmara:
Tributos (IPVA, IPTU, Imposto de Renda, etc.);
Multas de trânsito;
Pedágio;
Assuntos envolvendo INSS;
Transações realizadas em sites estrangeiros sem sede no Brasil;
Transações realizadas em lojas que não emitem nota fiscal;
Compra e venda entre pessoas físicas (entre particulares, como: revendedores de produtos);
Assuntos envolvendo locação de imóveis, condomínio, bem como, inquilino e imobiliária;
Clubes recreativos;
Relações entre franqueador e franqueado;
Relações Trabalhistas;
Contratos de crédito educativo (FIES);
Conselhos Regionais;
Caso que necessite de antecipação de tutela ou liminar;
E demais demandas que possuem legislações específicas, ou seja, que não são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90).
Deixe um comentário