Pedro Leopoldo marca presença na Mostra de Filmes Espiritualistas na Itália

Notícias PLFM

Pedro Leopoldo marca presença na Mostra de Filmes Espiritualistas na Itália
Pedro Leopoldo marca presença na Mostra de Filmes Espiritualistas na Itália (Foto: Reprodução)


Membros do Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo, participaram da Mostra de Filmes Espiritualistas, realizada entre os dias 20 e 22 de junho, na cidade de Assis, na Itália. O evento reuniu produções audiovisuais com temáticas espiritualistas, incluindo filmes brasileiros como As Mães de Chico Xavier, O Filme dos Espíritos, Ninguém é de Ninguém e Predestinado.

O grupo contou com a presença de 12 representantes do centro espírita pedroleopoldense, entre eles a presidente Célia Diniz, que também é filha de uma das mães retratadas no filme As Mães de Chico Xavier. Em fala destacada na matéria do Jornal O Observador, Célia enfatizou a importância de levar a mensagem de paz, espiritualidade e solidariedade a diferentes culturas por meio da arte e do cinema.

A mostra foi idealizada por Regina Zanella e teve como propósito principal divulgar o pensamento espírita para o público europeu. A ideia surgiu da necessidade de adaptar e traduzir conteúdos espiritualistas para ampliar o alcance da doutrina codificada por Allan Kardec. A exibição dos filmes ocorreu no auditório principal do evento, com presença de mais de 290 pessoas de várias nacionalidades.

Além das exibições, os representantes de Pedro Leopoldo participaram de homenagens e discussões sobre espiritualidade, além de promoverem a cidade mineira como marco histórico do espiritismo. Também foi lembrada, durante o evento, a fundação do próprio Centro Espírita Luiz Gonzaga, ocorrida em 21 de junho de 1927 por Chico Xavier — data que coincide com o dia do santo italiano São Luiz Gonzaga, comemorado em Assis, onde ocorreu o festival.