Após denúncia de esgoto no Ribeirão da Mata, Copasa diz que imóveis não ligados à rede podem estar causando lançamentos irregulares
Notícias PLFM

Após a denúncia feita por moradores e também pelo vereador Salim Salema sobre o possível lançamento irregular de esgoto no Ribeirão da Mata, em Pedro Leopoldo, a Copasa se pronunciou a RÁDIO PLFM, afirmando que, apesar da existência de sistema de esgotamento sanitário funcionando na região central da cidade, alguns imóveis ainda não estão conectados à rede.
Segundo a companhia, esses imóveis podem estar despejando esgoto indevidamente nas galerias pluviais, o que acaba direcionando os resíduos ao ribeirão, provocando impactos ambientais e risco à saúde pública.
Em nota, a Copasa informou que já realizou um levantamento dessas residências e iniciou um trabalho de mobilização social para orientar os moradores sobre a importância da conexão adequada ao sistema de esgoto. As visitas técnicas têm como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios coletivos da regularização e sobre os danos causados ao meio ambiente — especialmente ao Ribeirão da Mata.
O caso reacendeu o debate sobre a efetividade da coleta e tratamento de esgoto na cidade, e a necessidade de ações coordenadas entre poder público, concessionária e população para garantir o funcionamento adequado do sistema e a preservação dos recursos hídricos.