Ao longo de agosto, PMMG prende 432 autores de violência doméstica em Minas durante Operação Agosto Lilás

Notícias PLFM

Ao longo de agosto, PMMG prende 432 autores de violência doméstica em Minas durante Operação Agosto Lilás
Ao longo de agosto, PMMG prende 432 autores de violência doméstica em Minas durante Operação Agosto Lilás (Foto: Reprodução)

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM), intensificou as ações de enfrentamento à violência doméstica ao longo do mês de agosto, dentro da Operação Agosto Lilás. Como resultado, cerca de cinco mil operações foram realizadas em todo o estado, resultando na prisão de 432 autores de violência contra a mulher.

Do total, 198 prisões ocorreram por mandados em aberto e as demais em flagrante delito. Todos os detidos já tinham passagens por crimes relacionados à violência doméstica. No período, aproximadamente 3.600 pessoas foram abordadas.

Ações preventivas e educativas

Além das prisões, a PMMG promoveu 1.400 visitas preventivas às vítimas e autores de violência doméstica, seguindo o Protocolo de Segunda Resposta. Também foram distribuídos materiais educativos, realizadas 202 reuniões com órgãos da Rede de Enfrentamento e promovidas 677 palestras sobre o tema em diferentes municípios mineiros.

Segundo a chefe do Centro de Jornalismo Policial da PM, major Layla Brunnela, as prisões ocorreram nas 19 Regiões de Polícia Militar, sendo Belo Horizonte a cidade com maior número de detidos, 32 no total. Ela destacou que parte das prisões foi resultado de uma ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que cruzou dados de indivíduos com histórico criminal, incluindo casos de violência doméstica.

“A Polícia Militar mantém um trabalho contínuo para a proteção da mulher, sendo intensificado ao longo do mês de agosto, e as prisões reforçam o combate ao autor que precisa ser penalizado e entender as consequências de suas ações”, afirmou a major.

Prevenção à Violência Doméstica

Desde 2010, a PMMG desenvolve o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD) por meio das RpPM. Atualmente, o atendimento é fixo em 172 municípios, e as demais cidades contam com radiopatrulhas capacitadas para atender as ocorrências.

A major Brunnela reforça que o papel ostensivo da Polícia Militar é essencial para o acolhimento e proteção das vítimas:

“Pelo fato de estar nas ruas ostensivamente e presente nos 853 municípios, a Polícia Militar é a principal porta de entrada das ocorrências de violência doméstica. Cabe destacar também que 100% da nossa tropa é treinada e atualizada para atendimento às questões relacionadas ao tema e, principalmente, no acolhimento à vítima”, concluiu.


A Operação Agosto Lilás reafirma o compromisso da PMMG com a defesa dos direitos fundamentais das mulheres mineiras, fortalecendo tanto o combate aos agressores quanto as iniciativas de conscientização e prevenção.


Autor: PMMG