Padre Vanderlan cobra retorno do horário tradicional de velórios e vereadores prometem ação conjunta
Noticiais PLFM
Durante a sessão desta semana na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo nesta segunda-feira(17), o padre Vanderlan utilizou a tribuna para falar sobre a novena e festa de Nossa Senhora da Conceição Padroeira do Munícipio. Durante a fala, o pároco solicitou o retorno do horário tradicional de velórios na cidade. Segundo ele, o tempo reduzido atualmente disponível para as despedidas tem causado prejuízo emocional às famílias e comprometido a dignidade dos rituais fúnebres.
O padre destacou que familiares que moram em Belo Horizonte e outras regiões frequentemente não conseguem chegar a tempo para acompanhar o velório, especialmente devido ao trânsito intenso causado por obras na área do Shopping Estação. “Nós estamos perdendo a precedência dos familiares darem um velório digno para seus entes queridos. Duas horas é insuficiente. Essa lei desfavorece a dignidade e a memória dos nossos mortos”, afirmou.
Ele pediu que os vereadores revisem a legislação atual, argumentando que a questão também envolve saúde pública e sanidade emocional das famílias: “Outrora tantas vezes vocês já favoreceram os vivos, agora vamos favorecer os mortos.”
Vereadores presentes manifestaram apoio imediato à demanda. O vereador Alex lembrou que já havia solicitado anteriormente o retorno do horário padrão dos velórios, citando reclamações constantes de moradores, O vereador Marcinho da Lua também citou o pedido do padre Ângelo, e da comunidade de Lagoa de Santo Antônio .
O presidente Câmara Rafael Faria afirmou que irá unir esforços para elaborar um ofício ou requerimento conjunto ao Executivo, solicitando o estudo e adequações do horário de velórios em Pedro Leopoldo.