Luciene Lemos é premiada em edital cultural do Governo de Minas
Notícias PLFM
A atriz, diretora e empreendedora cultural Luciene Lemos está entre as premiadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio do edital do Fundo Estadual de Cultura (FEC) 2025. Com uma trajetória artística consolidada, a artista representa Pedro Leopoldo no cenário cultural mineiro, reforçando a presença da cidade em importantes políticas públicas de fomento à cultura.
Com 35 anos de carreira, Luciene iniciou sua trajetória artística aos 17 anos, acumulando passagens por diversas montagens e trabalhos cênicos, além de circulação por diferentes estados do Brasil e países da América Latina. A música e as artes cênicas sempre estiveram no centro de sua atuação artística, marcada pela valorização das raízes culturais e pela expressão corporal e vocal.
Ela é fundadora e diretora da Cia. Cósmica de Teatro e Música, criada em 2017. Inicialmente concebida como companhia teatral, a iniciativa evoluiu para um coletivo cultural e, atualmente, é reconhecida como ponto de cultura certificado, com oito anos de atuação.
O reconhecimento estadual reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela artista e pelo coletivo, contribuindo para o fortalecimento e a continuidade das ações culturais na região. Em manifestação pública, Luciene destacou a importância do trabalho de assessoria cultural realizado por profissionais envolvidos no processo, ressaltando o papel técnico e estratégico para a conquista do edital.